Revisão sociologia Weber
Weber enxerga a sociedade como um resultado das ações. Para ele, a sociedade constrói o indivíduo. Ele tenta, diferente de Durkheim, entender a sociedade internamente, de dentro pra fora e não de forma empirística.
---> Sobre a ascensão dos EUA: o país ainda não tinha vivido a revolução industrial, é neste contexto que se dá a sua ascensão. Foi formado por protestantes fugidos, que chegaram na cidade e começou a viver o trabalho, visavam lucro, e viviam para acumular, produzir lucro.
Três coisas caracterizam o capitalismo, são elas:
Espírito de cálculo: calcular tudo, visar o lucro e calcular para nada ser desperdiçada, nada sair do previsto, viver para produzir bem e de forma certa, da forma que vise lucrar o máximo possível. Calcular.
Obedecer um conceito: a sua vida está voltada, a sua felicidade está em obedecer um conceito
Ascetismo: abdicar de toda a sua vida em sociedade para viver a vida religiosa
Weber não quer explicar o capitalismo, mas sim mostrar a sua cultura, trazer o motivo pelo qual o indivíduo se tornou capitalista. Ele tentar explicar pela sua cultura, como ela se formou. Ética para ele é uma construção histórica, e ele busca através da história, mostrar o capitalismo. Ele é mais racional, ao contrário do seu antecessor, Durkheim. A modernidade para ele é a racionalização, a ciência é racional e por isso o capitalismo também é. O estado moderno é a forma moderna de fazer política.
Weber procura uma afinidade entre a ética protestante, a forma com que o sujeito atribui a religiosidade. Não uma causalidade, mas sim uma afinidade. Ele tenta entender e explicar como o sujeito dá sentido ao sistema religioso. Diz que o sujeito vive emitindo e atribuindo significados, colhendo interpretações, e é daí que vai seguir sua linha de raciocínio, traçar um parâmetro entre a ética protestante e o espírito do capitalismo.
Sujeito investigador e investigado/ sujeito e objeto: Você precisa saber o motivo que o