REVISÃO REDES DE COMPUTADORES
1. Quais os mecanismos de “controle de erros” foram incluídos pelos projetistas no TCP para que ele possa oferecer um serviço de “transferência confiável de dados”?
O TCP utiliza vários princípios para controlar o erro e assim proporcionar uma transferência confiável. Uma delas é a possibilidade da retransmissão das informações quando duas estações “aceitam” a “trocar” informações, o transmissor envia mais informações gratuitamente com um número de sequência “SEQ” específico para aquele segmento.
Se o receptor receber corretamente, ele envia um “ACK” e informa também o próximo número que ele espera e assim o transmissor envia nova informação, quando estas são enviadas, o transmissor dispara um temporizador para aguardar o “ACK” vindo do receptor, se o “ACK” não chegar, o transmissor manda novamente a mesma informação e dispara novamente o temporizador.
O transmissor também pode enviar várias informações simultâneas com seus respectivos “SEQs”, então, o receptor recebe esta informação e dispara seus “ACKs” pro transmissor, se o transmissor receber 3 “ACKs” cumulativos, ele reenvia a informação com seu “SEQ” específico para o receptor para que o mesmo envie o “ACK” confirmando assim o recebimento da informação.
Há também os mecanismos de controle de fluxo e também o controle de congestionamento que servem para evitar o erro proporcionando um serviço de transferência confiável de dados.
Durante a fase de transferência o TCP está equipado com vários mecanismos que asseguram a confiabilidade e robustez: números de sequência que garantem a entrega ordenada, checksum (código detector de erros) para detecção de falhas em segmentos específicos, confirmação de recepção e temporizadores que permitem o ajuste e contorno de eventuais atrasos e perdas de segmentos. O campo checksum permite assegurar a integridade dos segmentos.
------------------------------------------------------------------------------------------------