Revisão Química- geologia
CURSO: ENGENHARIA FLORESTAL – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: GEOLOGIA APLICADA A PEDOLOGIA
ALUNA: RAYANE THAÍS DE B. SANTANA
REVISÃO QUÍMICA
ÁTOMOS
É a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
Estrutura
O átomo apresenta um núcleo, uma eletrosfera e três partículas fundamentais: o elétron, o próton e o nêutron.
O núcleo é formado por partículas chamadas prótons e nêutrons. Os prótons possuem carga positiva, seu número representa o número atômico (Z), que caracteriza e diferencia cada elemento. Os nêutrons são eletricamente neutros e somados aos prótons representam o número de massa (A).
Já os elétrons estão situados nas regiões externas do átomo denominada eletrosfera e possuem a mesma quantidade de carga dos prótons, porém negativa. Circundam o núcleo em órbitas e são mantidos nelas pela atração do núcleo que é predominantemente positivo. Essa energia que mantém o elétron unido ao átomo em sua órbita é denominada energia de ligação que é maior nas camadas mais internas devido à proximidade com o núcleo.
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado, são 8 elétrons por camada. Quando o número de elétrons nas camadas orbitais é igual ao número de prótons no núcleo, temos um átomo neutro, se o átomo possuir um elétron a mais ou a menos dizemos que ele está ionizado (eletrizado).
Então, o núcleo é uma região bem pequena que concentra praticamente toda a massa do átomo, portanto, há muita massa num pequeno volume, logo podemos dizer que o núcleo é muito denso e claro positivo. A eletrosfera é uma região imensa em relação ao núcleo porém, com pouca massa, portanto, a eletrosfera é pouco densa e negativa. Além disso, o núcleo é o lugar bem guardado no interior do átomo (inatingível), nas reações químicas é a eletrosfera quem sofre mudanças.
Características