Revisão ortográfica
Escrever pode ser uma guerra, entre o autor e as palavras. O resultado dessa luta pode ser um texto vazio e insignificante para quem o lê. Esse fato não significa que o autor não esteja empenhado ou que desconheça as normas gramaticais. Normalmente, as dificuldades surgem quando defronta com a modalidade culta e escrita.
Revisão Objetivo:
Adequar o texto aos padrões da variedade formal da Língua Portuguesa, tornando-o adequado ao uso. Alguns dos aspectos analisados: ortografia, símbolos e siglas, pontuação, acento denotativo da crase e aspas.
Observação: A revisão não interfere no "estilo" do seu texto. Não ocorrem alterações no significado. Fazemos apenas as retificações necessárias dentro dos padrões gramaticais vigentes. Revisão estrutural
Objetivo: Analisar a intenção, a função e a disposição dos elementos ou partes do texto. A forma como esses elementos se relacionam entre si e, caso haja necessidade, reestruturá-lo a fim de torná-lo mais adequado a cada intenção, modalidade, categoria, público-alvo ou tipologia textual.
Serão analisados aspectos que:
a) Contribuem para a eficácia comunicativa: coesão e coerência ( precisão, unidade e harmonia vocabular), consistência na argumentação, persuasão de opinião, expressividade e naturalidade, uso de vocabulário ou linguagem adequada a cada tipo de modalidade textual, uso de eufemismos para suavizar a linguagem, uso de linguagem dinâmica e incisiva, concisão textual, laconismo ( unidade e precisão no desenvolvimento da idéia central), propriedade (conhecimento e domínio do assunto), paragrafação (uso e desenvolvimento adequado dos tópicos frasais).
b) Contribuem para a ineficácia comunicativa: repetições de idéias ou de termos desnecessários, vagueza de expressões e de idéias, linguagem antiquada e incoerente, inadequação no uso de estrangeirismos e neologismos, estilo pomposo (linguagem obscura e complexa), uso de gírias e de palavras de baixo calão, preconceitos e