REVISÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS INSTITUCIONAIS - LIÇÕES APRENDIDAS
A revisão dos programas e projetos vitoriosos, propicia a possibilidade de sua continuidade, mediante o reinvestimento de esforços para aquela empreitada, considerando o cenário atual e futuro.
É na revisão que podemos visualizar, por meio das lições aprendidas, aquilo que deu certo e o que deu errado no trabalho projetado. Por que deu errado ou certo? Quais foram os fatores que levaram ao sucesso? Por que o projeto foi esquecido ou morreu no caminho?
Na gestão pública ainda não se aprendeu a tirar proveito dessas importantes ferramentas de avaliação, até mesmo para aferir a viabilidade e sustentação de programas e projetos.
É necessário que se aprenda com os erros e acertos do passado. Exemplos de programas e projetos de sucesso e de fracassos são amplos e podem permitir o enfrentamento de novos desafios com menos riscos.
É certo que muitas ideias têm suas raízes nas boas intenções e nas boas práticas, mas, nos diversos níveis estatais, muitos planejamentos e ações não são revisados, acarretando perda de recursos e o desperdício de oportunidades para o amadurecimento profissional pela experiência.
Acreditamos que com o uso da autocrítica pelos atores participantes, os programas e projetos poderão se renovar para atingir seus objetivos, reduzindo os níveis de distorção e contribuindo para a melhoria da efetividade do rendimento dos recursos públicos.
Assim, para quem vivenciou a elaboração, a aplicação e a evolução de cada programa ou projeto, a revisão é uma grande oportunidade de aprender e contribuir, para necessárias reformulações, estabelecimento de novas bases e princípios estruturadores, até mesmo para descartá-los.
Assim é que a atualização sempre se mostra