Revisão de modelos de baixo impacto
A. H. Elliott, S. A. Trowsdale
1. INTRODUÇÃO
Sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID) é um método que tem sido aplicado para reduzir a adversidade dos efeitos da urbanização na qualidade da água e nos sistemas hídricos.
LID são projetados para deter, armazenar, infiltrar ou tratar escoamento urbano, e assim reduzir o impacto do desenvolvimento urbano. Dispositivos LID incluem medidas estruturais, tais como zonas húmidas, lagoas, valas de infiltração, tanques para água da chuva, dispositivos de bioretenção, filtros de vegetação. O LID também inclui medidas não-estruturais tais como layouts alternativos de estradas e edifícios para minimizar a impermeabilização e para maximizar o uso dos solos permeáveis e vegetação, redução da fonte contaminante, e os programas de educação para ocorrer a conscientização e sequente modificação as atividades.
O artigo traz uma revisão de modelos de águas pluviais existentes. Foram identificados aproximadamente 40 modelos de simulação, e foram selecionados 10 que se apresentavam mais usuais. Estes são comparados em relação aos atributos relevantes para a modelagem LID. A seleção foi baseada em versões dos modelos disponíveis em Fevereiro de 2005. Os modelos são todos baseados em métodos convencionais de geração de escoamento e de roteamento, mas metade dos modelos adiciona um componente de escoamento e vários incluem infiltração a partir de dispositivos LID. Os modelos são MUSIC, MOUSE, P8, PURRS, RUNQUAL, SLAMM, StormTac, SWMM, UVQ, WBM.
Os 10 modelos foram comparados em relação aos seguintes atributos:
-Usos potenciais de cada modelo;
-Resolução temporal e escala;
- Captação e representação da rede de drenagem;
- Geração de escoamento;
- Fluxo de encaminhamento;
- Taxa, geração, transporte e tratamento de contaminantes;
- Dispositivos ou práticas utilizadas em modelos LID;
- Interface de