Revisão de Economia de Mercado
2) A curva da oferta mostra a relação entre o preço de mercado e a quantidade oferecida nesse mesmo mercado para um determinado produto.
3) O equilíbrio de mercado é uma situação em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem.
4) Ocorre quando o preço e quantidade não atendem às aspirações dos consumidores e produtores simultaneamente. Nesse caso há:
Excesso ou Excedente de Produção – Acúmulo de estoques, alta competição e diminuição dos preços.
Escassez – quantidade ofertada abaixo do ponto E. (provoca elevação dos preços).
5) O equilíbrio é alcançado quando preço e quantidade atendem às aspirações dos consumidores e produtores simultaneamente, ou seja, quando há competição de ofertantes e consumidores, a tendência do mercado é aproximar do ponto de equilíbrio.
6) As principais características de um mercado de concorrência perfeita são: o grande números de empresas ofertando produtos substituíveis; o inexistência de economia de escala (produção em larga escala); o nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado; o vendedores e compradores ficam subordinado ao mercado.
7) Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exlusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.
8) Motivos determinantes para a existência de um monopólio:
• quando única firma pode controlar a oferta total de