Revisão bibliografica desenvolvimento da agricultura
Para o desenvolvimento deste trabalho foi preciso entender o que é desenvolvimento econômico e qual é a sua diferença em relação ao crescimento econômico, também se faz necessário entender como a agricultura pode colaborar para promover melhores indicadores socioeconômicos para uma determinada região que necessita de investimentos a fim de promover melhorias dos indicadores socioeconômicos.
O Processo de Desenvolvimento Econômico
Com a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) a questão da disparidade do nível de vida e bem-estar social e econômico dos países membros tornou-se um problema que adquiriu importância. Países pertencentes à América do Norte, por exemplo, possuem uma população equivalente a 10% do mundo e uma parcela de 40% da renda total dos membros da ONU enquanto países da Ásia possuem o contrário, a metade da população mundial e apenas 10% da renda mundial, o que evidencia uma concentração de renda em regiões mais desenvolvidas socialmente e economicamente no mundo. (ARAÚJO & SCHUH, 1975)
Segundo ARAÚJO & SCHUH (1975) parte da explicação dessa concentração de renda é devido a países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, por exemplo, possuírem no período entre 1850 e 1930 condições favoráveis para o desenvolvimento econômico mais acelerado em relação aos outros países do mundo. Nesses países, além de existir uma intenção para o progresso, também houve aspectos positivos que facilitaram o processo como:
A existência de recursos naturais;
Transferência de colonos europeus portadores de capital e tecnologia;
Ocupação de terras acompanha de grandes investimentos, inclusive em infra-estrutura;
Estímulo de às exportações de alimentos e matérias-primas no mercado internacional.
Ao contrário desses países, no mundo subdesenvolvido não houve todas essas facilidades para o desenvolvimento econômico e social e, portanto, existe muita dificuldade em acelerar este processo.
Segundo ARAÚJO & SCHUH (1975)
“Os