revista gótica
Uni-bh
- -
1-Indice
2 - Contexto
Histórico
4 - Análise de
Obras
3 - Principais obras do período
Gótico
7 - Pinturas
8 - Entrevista
9 - Panorama cultural da época
Gótica
11 - Resenha
13 - Peças
Publicitárias
14 - Melhores
Filmes góticos para assistir
15 - Artistas do período Gótico
Alunos:
Jamille Ludtke - Felipe Rabelo - Diego Guilherme Isabela Borges - Laís Martins - Vinícius Matozo - Marla Gomes
- 1
Contexto Gótico O estilo gótico, conhecido como a Arte das Catedrais, desenvolveu-se na Europa, especialmente na França, durante a Idade Média, no florescer do Renascimento do Século XII – uma era de transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que ocorreu na Europa Ocidental.
Este movimento vem se contrapor à severidade da escola anterior, a românica, desenvolvida principalmente em Portugal. A arte gótica vigora na
Europa até a chegada do Renascimento Italiano, quando o classicismo romperá com esta linguagem artística. Na arquitetura surgem os primeiros sinais do nascimento do estilo gótico, que se estende depois por todas as esferas estéticas. Na cultura arquitetônica tem grande peso a espiritualidade, que definirá seus rumos enquanto predominar esta prática. A França, neste período, passa por importantes mutações, tanto nos planos comercial e urbano, quanto na centralização política, sinalizando assim o princípio da crise no sistema feudal. Porém, mesmo neste contexto, a religião ainda sustenta uma grande força, apoiada principalmente nas Cruzadas. A construção de grandiosas igrejas, neste período, sofreu uma grande influência da Escolástica, escola filosófico-religiosa que propiciou um desenvolvimento mais racional da Ciência e estabeleceu Deus como um ser supremo. As paredes cumpriam o papel de base espiritual, enquanto os pilares simbolizavam os santos. Os arcos e as nervuras eram os caminhos que conduziam a Deus.
Os vitrais pintados e