Revista exame
Ativo total ajustado:
É o total dos recursos que estão à disposição da empresa. O valor é ajustado para reconhecer os efeitos inflacionários que as empresas deixaram, por imposição legal, considerar em suas demonstrações contábeis. O valor do ativo total ajustado pode ser obtido dividindo-se o patrimônio líquido ajustado pelo endividamento geral, subtraído de 1.
Capital circulante líquido:
Representa o total dos recursos de curto prazo que estão disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes.
Controle acionário:
É o país de origem do controlado: Multinacionais controladas por holding constituída no Brasil são classificadas pelo país de origem do controlador final.
Crescimento das vendas:
Mostra a evolução da receita líquida de vendas em reais, descontada a inflação média apontada pela variação do IPCA-IBGE. As empresas que não publicaram demonstrações contábeis com correção monetária integral tiveram suas vendas atualizadas por Melhores e Maiores. Os valores foram convertidos para moeda com poder aquisitivo de 31 de dezembro de 2011. A seguir, apresenta-se um exemplo dos cálculos efetuados:
a) Receita de vendas de 500 000 reais no exercício encerrado em 31/12/10.
b) Receita de vendas de 700 000 reais no exercício encerrado em 31/12/11.
c) Multiplicar 500 000 reais por 1,0955, que representa a variação acumulada do IPCA médio de 2010 mais a do ano de 2011.
d) Multiplicar 700 000 reais por 1,0275, que representa a variação média do IPCA no ano de 2011. Não é correto calcular o crescimento real das vendas apenas dividindo-se os valores em dólares publicados nesta e na edição anterior. Esse procedimento equivaleria a ignorar as variações de câmbio e também a inflação americana durante o ano de 2011. Para elaboração dos quadros de maiores crescimentos ou