revisao de literatura
Meio ambiente
Para Reigota (2004, p. 21), o meio ambiente é "um lugar determinado e/ou percebido onde estão em relações dinâmicas e em constante interação os aspectos naturais e sociais".
Brasil e Santos (2007, p.16) afirmam que, cientificamente, meio ambiente é “a soma total das condições externas nas quais um organismo, uma condição, uma comunidade ou objeto existe, daí a grande insensatez de não levarmos em conta que o respeito pela natureza é a nossa garantia de sobrevivência”.
O meio ambiente é considerado no Direito Brasileiro como “o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, (PNMA, 2004). (COLOCAR NO MEIO AMBIENTE) O ambiente integra-se de um conjunto de elementos naturais e culturais, cuja interação constitui e condiciona o meio em que se vive (SILVA, 2004). A intervenção humana no meio ambiente e, por conseguinte, nos bens ambientais, é o que se denominada de impacto ambiental (ANTUNES, 2006).
O termo ambiente tem diversas concepções. Para Souza (2008) ambiente é “como as pessoas se sentem no seu lugar”. Segundo o autor, lugar pode ser definido como meio.
Santos (2004), afirma que ciência, o meio ambiente e a educação são três colunas fundamentais para a construção de uma sociedade que cuida da natureza e dos seres vivos em geral para garantir a continuidade de todos os seres vivos.
Educação Ambiental
A construção de uma prática educativa nomeada de educação ambiental e a identidade profissional de um educador a ela associada, formam parte dos movimentos de estruturação do campo ambiental (CARVALHO et al., 2005)
De acordo com Dias (2000, p. 551), a Educação Ambiental almeja que o indivíduo desenvolva conhecimento, compreensão, habilidades e motivação, para que, assim, adquira novos valores, mentalidades e atitudes, os quais são essenciais para lidar com as questões ambientais.
Educação Ambiental é definida como um