Revisao Conceitual
Estrutura organizacional e Processos Decisórios da empresa
São Paulo
2013
Ambiente Contextual, Estratégia e Estágio de Desenvolvimento da Empresa como Determinantes da Estrutura Organizacional
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação da APS – Atividade Pratica Supervisionada, da disciplina do 3º semestre, do curso de administração de empresas da Universidade Paulista.
São Paulo
2013
1. REVISÃO CONCEITUAL
Administração cientifica tem como precursor Frederick Winslow Taylor.
A ênfase de Taylor era absolutamente concentrada na tarefa, na sua racionalização, na redução dos tempos de execução. Quando se olha retrospectivamente, é fácil entender sua visão: era engenheiro por formação, e seu local de trabalho e análise era o chão de fábrica. Taylor entendia que o sucesso do individuo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização. Como conseqüência, todas as propostas da chamada Administração Cientifica, como a racionalização e a divisão do trabalho, seriam aceitas sem restrição, pois elas definitivamente contribuíam para o sucesso organizacional. Mesmo a divisão entre o trabalho da gerência e o do trabalhador seria aceita sem reclamações, uma vez que era uma maneira lógica de buscar o aumento da eficiência.
Contudo um grande problema da época era vadiagem no trabalho, o trabalhador quase sempre fazia menos do que realmente podia, e se ele se interessasse por produzir maior quantidade, seria perseguido por seus companheiros. Já as criticas desta teoria é de que a organização era vista como maquina e seus funcionários como peças, focando somente no chão de fabrica e esquecendo o resto da empresa.
Teoria Clássica tem como precursor Henry Fayol.
A ênfase de Fayol é na estrutura, uma organização que não planeja e, portanto, não tem clareza de seus objetivos