revisao cnidarios-
São animais aneuromiários, com simetria radial e parazoários. O corpo pode apresentar forma de vaso, tubo ou globo, às vezes e ramificado com simetria radial, vivem isolados ou formando colônias.
Exclusivamente aquáticos, vivem de forma fixa. Não possuem sistema nervoso, muscular, digestório, excretor, respiratório, circulatório e reprodutor, a digestão e intracelular. Possuem endoesqueleto que pode ser formado por espículas calcárias ou silicosas.
A reprodução pode ser sexuada com fecundação interna e desenvolvimento indireto, por meio de uma forma larval flagelada ou assexuada por brotamento ou gemulação.
Estrutura das esponjas: na parte superior, há uma abertura chamada ósculo, que se comunica com uma cavidade interna de nominada espongiocele ou átrio. Externamente o corpo e revestido por uma única camada de células achatadas os pinacócitos, internamente e revestido por uma camada de células flageladas os coanócitos, porócitos células que ficam entre os dois epitélios e possuem um canal por onde a água circula, ambócitos formam pseudópodos e capturam alimentos por meio da fagocitose, escleroblastos responsáveis pela procução de espículas calcárias ou silicosas, espongioblastos resposáveis pela produção de uma rede de fibras proteicas, miócitos formam esfíncteres ao redor dos poros e do ósculo e os arqueócitos função variada, inclusive produção de gametas e gemas.
Tipos morfológicos:
- Áscon: é o tipo mais simples.
- Sícon: é o tipo intermediário.
- Lêucon: é o tipo mais complexo.
Fisiologia das esponjas: não possuem órgãos nem sistema digestório, respiratório, excretor, circulatório, muscular e nervoso. A digestão e intracelular, troca de gasosas de oxigênio e gás carbônico são feitas por difusão entre as células e a água circulante.
Esqueleto: nas esponjas existe dois tipos de endoesqueleto, um mineral formado por espículas calcárias ou silicosas, produzidas pelos escleroblastos, e o outro orgânico formado por uma rede muito fina de