REVIS O PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Introdução:
- Importância sócio econômica da construção civil no Brasil: possui importante papel no desenvolvimento social e econômico do país. Contribui com cerca de 5,5% para o PIB nacional. Contribui com o emprego de milhares de pessoas, mesmo desqualificadas.
- Características da Construção Civil: trabalho sujeito a intempéries, emprego de especificações complexas, quase sempre contraditória e muitas vezes confusa. Responsabilidades dispersas e pouco definidas. Grau de precisão quanto ao orçamento, prazos, características, etc., muito menor do que em outras indústrias.
- Causas do atraso tecnológico: emprego de métodos e gestão superados, predominância de mão de obra desqualificada com nível de educação formal, grande esforço físico para realizar tarefas e condições adversas no processo de trabalho, falta de incorporação de uma nova base de organização do trabalho a partir de métodos informatizados, resistências às inovações tecnológicas, baixa exigência das empresas do setor em relação aos produtores de materiais, atraso significativo até meados da década de 80 em termos de elaboração de normas técnicas e atraso persistente quanto a aplicação das mesmas. Cultura.
Perfil das empresas
Agentes: responsáveis pelo planejamento do empreendimento, responsáveis pelas etapas do projeto.
Produção: fabricantes de materiais de construção, os envolvidos nas etapas de construção, responsáveis pela operação e manutenção das obras ao longo da fase de uso.
Nível estratégico
- Função: estabelecer as metas e objetivos das empresas. Colhe informações de âmbito mais geral, por exemplo: se o empreendimento teve a lucratividade esperada, execução no prazo e orçamento previsto. Cargos: direção e presidência.
Nível tático
- Função: executa a atividade administrativa propriamente dita, ou seja, seus integrantes mandam, dão as ordens para que o nível operacional a execute. Cargos: gerencia, e gestores de obras
Nível operacional
- Função: colher