revis o FATIMA ALI
Compto Operante:
Paradigma: S (ONDE) – R (O QUE) - Cq Falar, andar. - Compto sensível a conseqüências. Tudo que gera uma conseqüência no meio (aumenta ou diminui a freqüência).
Conseqüências:
Aumentam a freqüência = reforço depende da freqüência em outras situações.
Positivo (adição) e Negativo (subtraçao).
Topográfica – descrição de algo.
Função – classe, especificação de algo, ou seja, engloba todas as características de uma mesma espécie.
No reforço sempre deve levar em conta a FUNÇÃO
Reforço Positivo=
Reforço Negativo= extinção- Quando o sujeito sai de uma situação aversiva.
Compto Reflexo:
Paradigma: S-R (estimulo – elicia - resposta – comportamento involuntário, o que a GNT não controla, na presença de um estimulo sempre terá uma resposta).
Condicionado (Ontogenetico e também filogenético (compto já programado)- historia da espécie, pois não temos como produzir um novo reflexo)- Comportamento reflexo aprendido pela espécie pela seleção cultural. Sempre o estimulo será mudado e a resposta será a mesma.Exemplo: Andar, falar, etc.
Incondicionado - Comportamento reflexo inato, presente em toda espécie. O mesmo estimulo ira gerar o mesmo compto dos componentes da mesma espécie. (Filogenetico). Exemplo: Pupila dilatar. Tudo que se é aprendido pode ser desapreendido. EMOÇÕES sempre terá o compto reflexo incondicionado.
Compto regido por regras (modelação- Aprendizagem por meio de observação):
São comportamentos que se encontram sob controle de estímulos discriminativos verbais específicas-regras. Estas descrevem ou sinalizam para uma pessoa que ainda não foi exposta a um determinado ambiente, qual a contingência em vigor, ou seja, as ocasiões as respostas e as conseqüências prevista para um dado contexto. TEM QUE TER ANTECEDENTE VERBAL.
Exemplo: Atravessar a rua, na faixa de pedestres, apenas no sinal verde para pedestre, é um comportamento controlado por regras, porque a travessia foi determinada por um estímulo