REVIS O DE LITERATURA
A pesquisa deverá ser importante para os profissionais da área de educação, pois para que o processo inclusivo se concretize como uma realidade educacional, aspectos são importantes pontuar: a discussão deve ir além do sistema de ensino regular ou especial, e sim de sistemas de ensino de qualidade a diversidade de alunos que ali buscam seu conhecimento formal; os professores de qualquer área ou série necessitam de formação continuada, sobre necessidades especiais e sobre como se dá desenvolvimento cognitivo das pessoas em seu processo de aquisição de conhecimentos; as escolas necessitam mudar, todas, sem exceção; processo inclusivo de alunos com necessidades especiais em escolas regulares demanda redimensionamento financeiro dos sistemas e instituições na implementação de serviços de apoio.
É preciso pensar em todos os alunos enquanto seres em processo de crescimento e desenvolvimento e que vivenciam o ensino-aprendizagem segundo suas diferenças individuais. A proposta da educação inclusiva necessita do consenso dos pais, professores e de gestores, pois todos os alunos estão na condição de educandos, são aprendizes de uma escola que deve ser de boa qualidade para todos. A escola necessita estar integrada à sua comunidade.
Segundo o Art. 205 da Constituição, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família; será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Já no Art. 206, diz que o ensino será ministrado com base no princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
A escola é o meio mais favorável para a educação de todas as pessoas. Na riqueza do convívio com a diversidade é que há o verdadeiro crescimento.
Nunca o tema da inclusão esteve tão presente no dia-a-dia da educação. Cada vez mais professores estão percebendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas