REVIS O ANTROPOLOGIA prova 2 bi
REVISÃO ANTROPOLOGIA
NORBERT ROULAND
RODOLFO SACCO
ALAIN SUPIOT
SOCIOLOGIA ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA CULTURAL ANTROPOLOGIA JURIDICA
Ou seja, antropologia jurídica é um ramo da antropologia cultural.
O QUE É CULTURA? (Ver sinopse antropologia cultural)
IDENTIDADE CULTURAL
ACULTURAÇÃO (mudança da cultura ou perda)
SINCRETISMO
ETNOCENTRISMO
BRASILIANIDADE: (contexto de) nossa identidade cultural brasileira, se formou por um processo de aculturação (segundo Darcy Ribeiro). Esse processo de aculturação das matrizes étnicas (indígena, africana e europeia) gera o processo da brasilianidade. Identidade brasileira tem muito sincretismo (religião, arquitetura, ...)
Aculturação = perder cultura original.
Identificação intima, que leva a um pertencimento de uma determinada cultura, tornando a pessoa/indígena integrante dessa cultura.
“NINGUENDADE”.
DURKHEIM:
Divisão do trabalho social; a sociedade moderna é caracterizada por isso. É diferente da sociedade tradicional, que é basicamente dividida pelo sexo, e não especialidade.
Antropólogos vão além: dizem que além da divisão de trabalho por sexo, também há por idade (antropologia econômica). Porém a principal é a por sexo mesmo.
Via de regra a mulher indígena fica com o trabalho doméstico e familiar, e os índios homens fazem trabalho externo, braçal. Algumas atividades são feitas em comum, porém há sim uma divisão de trabalho nas sociedades indígenas.
Quanto mais há divisão de trabalho, mais há especialização de tarefas.
TEXTO INDIOS DO BRASIL:
3 aspectos que o texto trabalha:
Trabalho: O índio não tem a mesma noção que temos sobre trabalho; as relações de trabalho estão mescladas com as outras relações (familiares, religião, etc), não há uma distinção como na nossa sociedade. Na nossa sociedade temos muito destacado que a atividade econômica de trabalho ocupa tempo, e via de regra a atividade separa-se do lazer, da família, da religião.
Nossa noção de trabalho se insere no mundo capitalista. Mas dentro