Revestimento 1
Porcelanato é uma peça de revestimento cerâmico adequada a áreas de alto tráfego encontradas com acabamento polido, lapado e fosco. Entre suas características, pode-se citar: uniformidade de coloração, alta resistência a abrasão física e química, absorção próxima a zero, massa homogênea e geralmente com ausência de esmaltação.A peça é formada por: argila e feldspato além de corantes. Em seu processo de produção, é utilizada uma pressão de compactação superior à da cerâmica tradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250ºC.
PISO CERÂMICO
Os materiais cerâmicos são compostos por elementos metálicos e semimetálicos, freqüentemente óxidos, nitretos e carbetos. Os materiais compostos por minerais argilosos, cimentos e vidros, são os mais comuns. As principais características são a baixa condutividade térmica e elétrica, resistência mecânica a altas temperaturas e comportamento frágil quando submetidos a tensões Indicado para a aplicação no chão de ambientes de leve e médio tráfego, esse tipo de revestimento cerâmico possui menor absorção de água do que o azulejo. Apesar de mais compactos e pesados, também podem ser usados na parede com o uso de argamassas especiais. No meio técnico são conhecidos como semi-grês ou monoqueima.
PROPRIEDADES
Propriedades Físicas e Químicas:
Devido à grande variabilidade de obras e espaços a serem revestidos com cerâmicas, é necessário conhecermos bem suas propriedades físicas e químicas, para melhor atendermos os espaços e suas necessidades.
Absorção a água
A absorção de água está relacionada diretamente com a porosidade da peça, entre outras: a resistência ao impacto, a resistência mecânica, a resistência ao gelo, a resistência química estão associadas com a absorção de água. A absorção varia de zero para porcelanatos até 20% de absorção para azulejos.
GRUPOS DE ABSORÇÃO DE ÁGUA
Grupos
Absorção de água (%)
Ia
Ib
0 < Abs < 0,5
0,5 < Abs < 3,0
IIa
IIb
3,0 < Abs < 6,0
6,0 < Abs < 10,0
III
Abs acima de 10,0