Reversibilidade e Lateralidade
No estágio da reversibilidade a criança começa a desenvolver noções de tempo, espaço, velocidade e ordem. Capaz então de identificar e relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Ela tem a capacidade de ver a transformação de algo pro sentido inverso e saber revertê-lo ao seu estado original, anulando a transformação observada. A reversibilidade acontece à medida que as crianças passam a encontrar referências espaciais que as orientem.
Giovanna, 5 anos, por exemplo, diz conhecer o caminho da casa de sua avó até a sua, mas não o contrário. Pois ela sabe seguir os pontos referências da casa da avó a sua, mas ao voltar ela se confunde, porque os pontos de referências estão inversos.
Se a criança já estiver desenvolvida dentro desse estágio ela saberá ir e voltar quantas vezes for necessário, de sua avó até sua casa, e de sua casa até sua avó, pois saberá reverter os pontos referências marcados por ela.
- Saber ir e voltar pelo mesmo caminho, é uma função adquirida quando a criança já tem referências espaciais.
Lateralidade
A partir dos 7 anos a criança a começa apresentar o conceito de lateralidade desenvolvendo a percepção que elas tem os dois lados, esquerdo e o direito. Permitindo que a criança possa localizar qual o lado que o objeto está mais próximo, mesmo ainda tendo dificuldades de nomear qual o lado esquerdo e o direito. Então no primeiro momento ela identificara os lados apontando com o dedo.
Exemplo: "Como você faz para ir do seu quarto para a cozinha, Laura?" Mãe de Laura
"É assim: eu tô no meu quarto, ando um passo reto e faço uma curva." Laura
"Mas para que lado é a curva?" Mãe de Laura
"Pra lá, assim (e indica a esquerda com a mão)." Laura
"Assim como?" Mãe de Laura
"Assim, para o lado dessa mão. Aí depois a gente vira assim (voltando o corpo para a direita) e entra na cozinha." Laura
- Ao perceber que o corpo tem o lado esquerdo e o direito, os pequenos passam a usá-los como referência.