REVENIDO
O REVENIDO DOS AÇOS
Invariavelmente todos os aços que são endurecidos por Têmpera são submetidos a um tratamento térmico chamado de Revenido ou Revenimento.
O Revenido melhora a tenacidade das microestruturas martensíticas diminuindo a Resistência e a dureza.
Neste capítulo descreveremos as propriedades mecânicas e as mudanças microestruturais que se desenvolvem durante este tratamento.
A mudança estrutural mais importante é a formação de vários tipos de carbetos de Ferro e de elementos de liga conforme a supersaturação da
Martensita é aliviada e uma mistura de fases em equilíbrio é conseguida conforme aumenta-se a temperatura de Revenimento.
Além disto vários tipos de fragilização podem ocorrer e por isso devem ser estudados. Variações das Propriedades Mecânicas
A Martensita , microestrutura originária do tratamento térmico de Têmpera, é muito dura e por conseqüência muito frágil também. A fragilidade das microestruturas martensíticas é devido a um número de fatores que podem incluir :
_ distorção da rede causada pelos átomos de carbono aprisionados nos sítios octaédricos da Martensita.
_ Segregação de átomos de impurezas nos contornos de grão da Austenita.
_ Formação de Carbetos durante a Têmpera.
_ Tensões residuais produzidas pela transformação adifusional da Austenita.
Então o Revenido é um tratamento térmico dos aços endurecidos que tem a redução da fragilidade, ou o acréscimo da Tenacidade, como seu maior objetivo. Qualquer temperatura até o limite crítico inferior , linha A1, pode ser usado para o Revenido, conduzindo a uma faixa bastante ampla de propriedades e microestruturas que se enquadram desde a Martensita , no estado como temperada, até uma estrutura de carbetos esferoidizados numa base ferrítica que pode ser produzida pelo Revenimento.
Desta forma o que determina as condições do Revenimento para uma dada aplicação do material é o balanço entre a Dureza ( ou Resistência ) e a
Tenacidade necessária em serviço.
A figura apresentada