Revendo presupostos
Módulo: Mentoria - MGM04 Atividade: Posicionamento Crítico – Módulo 4
Título: Mentoria, ferramenta de benefício mutuo.
Aluno: Rolands Sarreta Menezes
Disciplina:Mentoria Turma: MGM04 - Turma 38 - Dezembro 2013
Introdução
A partir da década de 70 houve a quebra de paradigma por parte das empresas na medida em que foram introduzidos os conceitos (modelos)de aprendizagem como forma de vantagem competitiva. Para tanto as empresas tiveram que modernizar suas estruturas empresariais, transformando desde sua forma hierárquica de funcionar até a maneira dese comportar perante aos seus colaboradores.
Silva (2003) aponta como característica das organizações contemporâneas a redução dos níveis de hierarquia formal, maior flexibilidade e fronteirasmais permeáveis entre o exterior e o interior das organizações.
O novo conceito veio relacionado ao desenvolvimento de pessoas e, conseqüentemente, das organizações. Para tanto, os indivíduos tambémtiveram que se adaptar ao novo paradigma vigente e ter agilidade para adaptarmos as mudanças constantes é uma exigência para o sucesso profissional de cada um.
Atrelados às rápidas mudanças nasestratégias de gestão estão os novos recursos que surgem no intuito de tentar acompanhar essas transformações e fazer com que as pessoas produzam mais e melhor. Um dos recursos utilizados, visandopropiciar o desenvolvimento das habilidades e competências das pessoas nas organizações é o processo de mentoria. É nesse contexto que discutimos a compatibilidade das atividades de mentoria com ospressupostos empresariais
Justificativa
O sucesso empresarial precisa passar invariavelmente pelo sucesso dos indivíduos que interagem com a determinada organização. Dessa forma, a parceria entreindividuo e empresa surge para potencializar o ganho entre ambas as partes e a metodologia utilizada pela mentoria é uma das ferramentas que “cataliza” o retorno esperado.
Tendo como base a necessidade da...