Revendo Conceitos
1- O que são fronteiras?
R: Cada país possui um conjunto de elementos que o caracteriza e pontos que o singularizam. As linhas que os separam são as fronteiras. Elas dão aos países a forma representada nos mapas. As fronteiras podem ser naturais (uma cordilheira ou um rio) ou artificiais (uma construção humana).
2- Diferencie os processos de demarcação e de delimitação das fronteiras.
R: Demarcação é a definição dos marcos constituintes da linha de fronteira. Um rio é um exemplo de elemento natural que pode ser usado como marco. A delimitação conta com a importante figura jurídica do delimitador. É um processo bastante complexo.
3- O que é nação?
R: É a população de um país constituída por diferentes grupos de pessoas. Esses grupos de pessoas quando compartilham a mesma língua, origem, religião ou cultura, formam uma nação.
4- Relacione território e fronteiras.
R: Território é a área apropriada, controlada e administrada por um Estado, na qual ele detém soberania e a qual se limita o exercício da lei e fronteiras são as linhas, ou divisões entre esses Estados.
5- Quais as características do Estado Moderno?
R: Rousseau afirmava que o povo era o detentor máximo do poder. As leis devem ser a expressão da vontade do povo soberano. As ideias de Rousseau como de outros pensadores da época compõem bases da democracia contemporânea. Outra importante característica foi a criação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, criados por Montesquieu.
6- Qual o papel desempenhado pelas empresas na produção do espaço?
R: Hoje em dia as grandes empresas desempenham o papel principal na produção do espaço. O que está em curso é a instalação das engrenagens necessárias para o processo de circulação de capital. As empresas adquiriram grande importância política, que os Estados organizam o território de modo a favorecer as empresas. Assim, a efetivação de grandes processos de infraestrutura não é a favor apenas da