Revelação Divina
Para sabermos como Deus se revela no Antigo e Novo Testamento devemos primeiro compreender o que é a revelação de Deus.
A revelação divina é Deus se auto comunicando Ele quer e se dá a conhecer na história da humanidade, Deus complementa sua revelação com o AMOR, amor este que salva. A Escritura e a Tradição vêm testemunhar este amor que salva. Vejamos com Deus se revela na história:
Para compreendermos melhor a revelação vejamos três núcleos essenciais:
1- Palavra de Deus
2- Mistério da Salvação
3- A pessoa de Jesus Cristo
Palavra de Deus: A Palavra de Deus como Revelação Divina nos apresenta uma profunda relação da promessa no Antigo Testamento e com a realização completa no Novo Testamento. A Palavra de Deus faz que todas as religiões entendam Deus revelado na história humana, há uma relação muito interessante a Escritura é a alma da Teologia, a pratica se faz através da fé.
Vejamos agora três dimensões da auto comunicação de Deus através da palavra:
A. Dimensão Dinâmica
B. Dimensão Noética
C. Dimensão Pessoal Dimensão Dinâmica: Deus Age – Antigo Testamento – Ação criadora de Deus, o homem também dá a sua contribuição para a criação. No novo testamento é Jesus que plenifica o Reino de Deus em palavras e ações.
Dimensão Noética: Deus se revela e ensina, surgem as leis – livro da sabedoria, preceitos e conselhos, novo testamento – Nova aliança proposta do amor sublime, incondicional.
Dimensão Pessoal: O próprio Deus age no Antigo Testamento, cria o homem e o cosmo, no novo testamento o Verbo de Deus se faz carne. A promessa do Antigo Testamento se plenifica na pessoa de Jesus Cristo.
São belas estas palavras do Concílio Ecumênico Vaticano II: Revelação não é primeiro um “ensinamento”, mas muito mais diálogo e convivência pessoal de Deus com os homens.
A fé também tem um papel muito importante em todo este processo de Revelação divina é ela que