rev. industrial
1 INTRODUÇÃO
A Revolução industrial aconteceu na Europa e teve inicio no fim do século XVIII. Provocou grandes mudanças econômicas, políticas, culturais e sociais no país.
O fato principal dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com uso de maquinas.
A Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes, os produtos passaram a ser produzidos com maior velocidade, reduzindo os custos e o preço ao consumidor, porém, aumentou o número de desempregados, as máquinas foram aos poucos substituindo muita mão de obra humana. Houve ainda um aumento na poluição ambiental e sonora e também o crescimento desordenado das cidades.
2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Desde o principio dos tempos, o homem vem transformando matérias-primas, em produtos úteis à sua sobrevivência. Para o homem poder fabricar um produto, antes era necessário produzir a ferramenta de trabalho, para depois poder manipular a matéria, dominando assim, todas as etapas da transformação, até chegar ao produto final. Assim se denominava o artesanato.
A partir do desenvolvimento da economia capitalista, as inovações tecnológicas do século XVIII, podem ser resumidas em três principais:
1) O aparecimento de máquinas rápidas, regulares e precisas, dotadas de um mecanismo, que acionado passa a executar com suas ferramentas e suas peças, as mesmas operações que antes eram executadas por ferramentas semelhantes movidas pela mão do homem; 2)A utilização do vapor para acionar a máquina, isto é, como fonte de energia, que substitui as demais até então conhecidas: energia muscular, eólica e hidráulica; 3)A melhoria marcante na obtenção e no trabalho de novas matérias-primas em particular os minerais, que deram impulso à metalurgia e a indústria química.
Fonte: CANÊDO, Letícia Bicalho. A Revolução Industrial. São Paulo: Atual Editora, 2009.
Essas inovações denotam a passagem de uma economia agrária e artesanal para outra,