rev industriais
As industrias podem ser classificadas de acordo com seu nível tecnológico, seu papel na economia e para que tipo de mercado ela se volta.
1. Nível tecnológico:
Tradicional>> apresenta pequena automação necessitando de grande quantidade de mão-de-obra, matéria prima e energia. Utiliza maquinas mais pesadas.
Moderna>> apresenta elevada automação, aplica tecnologia de ponta e utiliza mão-de-obra em pequena quantidade.
2. Papel econômico:
Indústrias de bens de produção (ou indústria de base ou pesada)>> responsáveis por transforma a matéria prima bruta em matéria prima elaborada. Têm necessidade de serem próximas as fontes de matéria prima e energia ou conectadas a portos e ferrovias para a facilitar o escoamento da produção. Exemplos: metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas...
Indústrias de bens de capitais (ou industrias de bens intermediário)>> responsáveis por produzir as maquinas e equipamentos necessários para as outras indústrias. Se encontram próximas as empresas consumidoras de seus produtos. Exemplos: indústria mecânica e de autopeças.
Indústrias de bens de consumos (ou leves)>> responsáveis por produzir o bem final, que será consumido pela população geral. Pode ainda ser dividida em:
Bens de consumo duráveis como eletrônicos, automóveis entre outros, possuem um padrão de localização mais flexível já que necessitam de mão-de-obra qualificada, infraestrutura de transporte.
Bens de consumo não-duráveis destaque para o setor alimentício e de cosméticos, se localiza, geralmente, onde há mão de obra barata e abundante, como pouca qualificação.
Observação¹: algumas vantagens são comum à maioria das empresas, como incentivos fiscais, solo urbano barato, infraestrutura pouco saturada e barata entre outras.
A Primeira revolução industrial
Começou a partir do século XVIII, na Inglaterra. Teve como base técnica as maquinas a vapor e o tear mecânico, sendo sua base energética o carvão mineral e o