reutilização de água residenciais
INTRODUÇÃO
Atualmente a reutilização de águas residuais nas empresas é uma forma de responsabilidade social, econômico e ambiental.
A reutilização da água nas empresas aplicada corretamente, reduz cerca de 70% a 80% dos custos com água, adequando os processos e contribuição para a preservação.
Para obtermos esse recurso necessita da aplicação de um sistema de tratamento.
OBJETIVOS
Objetivos deste trabalho são:
1. Demonstrar o processo de tratamento de águas residuais, através de literaturas especializadas, tendo como enfoque principal a reutilização de Águas Residuais nas empresas.
2. Verificar quais empresas utilizam este segmento afim de reduzir custo as empresa e não agredi o meio ambiente;
3. Analisar os custos para implantação desse sistema tendo como objetivo informar as vantagens e desvantagens da utilização do mesmo.
PROCESSOS DE TRATAMENTO
1° Coleta de água dos setores
A água da chuva e toda água utilizada nos setores de manutenção, lava peças, lava chassi e Secatto, são redirecionadas para canaletas e valetas envoltos.
2° Processo – Primeira separação de água e óleo (S A O)
A água advinda das canaletas e valetas inicia sua primeira filtragem na separação de efluentes, como óleos, graxas e outros.
3° Processo – Reservatório acondicionante
Após a filtragem da SAO a água é encaminhada para um reservatório por meio de dutos subterrâneos para posterior processo.
4° Processo – Chegada de bombeamento
A água do reservatório acondicionante é encaminhada para uma valeta que permitirá checar se o bombeamento da água está fluindo.
5° Processo – Segunda separação da água do óleo (S A O)
A água da valeta é bombeada para a segunda S.A.O, ela garante a total separação dos efluentes na água passando por 3 filtragens.ao longo de seu processo.
6° Processo – Medição de PH e aplicação de agentes químicos
É retirado uma amostra da água a ser tratada, através de uma torneira instalada no próprio equipamento para verificar