Reuso de Software
Fortaleza – Ceará
2013
Reuso de Software
Alunos:
Thiago Bernardo,
Carlos Décio,
Mário Henrique,
Caio,
Hernando
Engenharia de Software
Prof. Camilla Maia
SUMÁRIO
Introdução
O reúso de software é o processo de criar sistemas de software a partir de um outro software existente. Utilizar soluções uma vez já criadas para solucionar problemas similares, ou que resolvam partes do problema em geral, facilitando sua resolução.
A principal abordagem do reúso de software no desenvolvimento, é maximizar o uso de software preexistente com o objetivo de melhoria de qualidade, produtividade, redução de custo e testabilidade.
Nos últimos anos muitas técnicas e linguagens de programação foram desenvolvidas para apoiar o reúso tendo como exemplos funcionalidades, classes, bibliotecas e sistemas. Outro grande fator que está ajudou a difundir a ideia do reúso foi a comunidade open source, que conta com uma enorme base de dados disponível, sendo ela em grande parte com código livre e aberto, levando ao uso totalmente gratuito de quem deseja reusar no sistema ser construído.
Tipos de Reuso
Reuso de Objetos e Funções
Na orientação a objeto(OO) é muito comum nos fazemos reúso de classes e funções sem nem termos noção disso, de que estamos praticando o reúso. Cada classe pode ser reusada muitas vezes por mais de um sistema ou até mesmo por várias rotinas dentro do próprio sistema, sem que haja a necessidade de ser cria novamente algo similar. É nisso que a biblioteca vem a ajudar, podemos cria bibliotecas, que é uma coleção de classes, usando classes já existente e importar para outros projetos para maximizar o tempo de desenvolvimento do projeto. Nesse ponto a orientação a objeto veio só a somar em tempo e custo fazendo uso do reúso. Também é possível