Reuso de Agua da chuva
I – Introdução ..................................................................................................................... Pg 4.
II – Reuso de Água da Chuva ............................................................................................ Pg 5.
Índice – Figuras
Figura 1 - Sistema de distribuição de “águas cinzas” ..................................................... Pg 5.
Figura 2 - Esquema de sistema de coleta de água da chuva para reuso, segundo NBR 15.527. Pg 6.
Figura 3 - Cisterna com filtro .......................................................................................... Pg 7.
I – Introdução
Entre tantos recursos naturais, um é de absoluta importância para nossa sobrevivência, a Água. A raça humana desapareceria, os animais irracionais também, toda a natureza se transformaria em chão seco e empoeirado e o mundo não seria mais um lugar para se viver sem a água para nos nutrir e suprir nossas necessidades diárias.
O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada, reciclada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.
A Reciclagem de água é o reuso interno da água, antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição. Essas tendem, assim, como fonte suplementar de abastecimento do uso original. Este é um caso particular do reuso direto planejado.
A reutilização de águas residuais para fins múltiplos é hoje encarada como um eixo central da gestão sustentável dos recursos hídricos. A conservação dos recursos naturais e o uso eficiente da água constituem em objetivos nacionais com grande relevância nos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas.
Outra forma de reaproveitamento da água é utilizar a água da chuva que pode ser feita com um pouco mais de tecnologia, ou seja, com o uso de cisternas