Reuso da água
O problema de escassez de água vivenciado na atualidade conduz a necessidade do desenvolvimento de estratégias que possibilitem saídas para a melhoria quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos. Em consequência, a produção de água de boa qualidade, dentro de padrões mundiais de potabilidade, torna-se cada vez mais onerosa, priorizando o consumo humano.
Uma alternativa para a agricultura (irrigação) é a utilização da água de reuso. O reuso de água em suas mais diversas formas de atuação vem se mostrando como ferramenta de extremo valor e confiabilidade para o gerenciamento de recursos hídricos. O objetivo geral deste trabalho foi realizar, através de um levantamento de dados bibliográficos, uma revisão sobre o tema Reuso de água na agricultura (fertirrigação), a fim de conhecer seus conceitos e verificar a sua aplicabilidade para a sociedade como ferramenta de gestão em recursos hídricos.
Reuso da água: Esgoto tratado pode ajudar a agricultura, o meio ambiente e a economia.
O esgoto urbano não precisa ser o eterno vilão, que polui rios e solo. Tratado, ele pode ser reutilizado na agricultura, economizando água potável, recurso raro em várias regiões do planeta. Crescimento do agronegócio brasileiro amplia o potencial para utilização dos efluentes gerados nas estações de tratamento de esgotos na irrigação. Preservada, a água potável terá uso nobre.
O reuso de efluentes de esgoto tratado não deve ser aproveitado em qualquer plantação. O processo industrial, com altas temperaturas, elimina bactérias como os coliformes fecais, não acarretando riscos à saúde do homem. E para ter certeza de que o efluente não está causando prejuízos ambientais nem sanitários, as plantas, o solo e a água do lençol freático, que está abaixo dele, são analisados periodicamente.
Destaca-se mais uma vantagem do reuso dos efluentes de esgoto tratado na agricultura: “É uma água que tem produção estável o ano todo, não depende de chuva.” Ela esclarece