Reuso da agua
Fabiana Lima
Giovana Leiroz
Igor Queiroz
Lucas Inácio
São Bernardo do Campo – SP
2013
Reuso de Água
São Bernardo do Campo- SP
2013
Prefácio
Num âmbito mais global, este trabalho procura mostrar a importância da água, já que esta constitui um elemento essencial à sobrevivência humana, e sem ela o futuro do nosso planeta estará comprometido. Dentro desse contexto, o trabalho se restringe a mostrar uma das formas encontradas para preservar esse bem tão essencial, o reuso da água. Assim, busca-se através deste documento, despertar o interesse neste assunto que já tem prendido muita atenção, mas ainda merece ser mais estudado e desenvolvido. Além disso, pretende-se apresentar alguns exemplos, pois apesar de muitos quererem apoiar este esforço pela economia de água, nem sempre há acesso a exemplos suficientemente funcionais e simples de serem seguidos.
Resumo
Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população que já ultrapassou os 6 bilhões de indivíduos. Na teoria, de acordo com os números, ela não deveria faltar, porém o problema é que quase toda esta água encontra-se distribuída sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem. E para piorar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
Alguns lugares são naturalmente secos, o que exige que a água tenha que ser captada longe do local onde será consumida, tornando necessários investimentos em estruturas de captação e distribuição, além do tratamento. Isso encarece e, muitas vezes inviabiliza seu acesso às pessoas que não tem tantas (ou nenhuma) condições de pagar.
Previsões afirmam que nos próximos anos a guerra não será mais pelo petróleo e sim devido à escassez dos recursos hídricos. O Brasil é o país mais rico em água disponível para o consumo. Possuí 13,7 % de toda a água potável no mundo.
É claro que