reuniao
A engenharia civil é um dos cursos em que existe mais ramificações profissionais, em uma obra de grande porte por exemplo existe vários engenheiros trabalhando mutuamente, cada um em sua área de especificação em busca de um mesmo resultado. Neste trabalho dissertaremos sobre a parte de orçamento e cronogramas físicos-financeiros, uma das primeiras fases em uma construção onde se organiza e divide tanto o tempo da obra quanto o capital investido na mesma.
Orçamento e Cronograma Físico-financeiro
Quando uma obra é iniciada é necessário saber quanto de tempo e dinheiro precisará ser investido, por isso a partir do projeto inicial (arquitetônico) é feito o levantamento dos gastos (mão-de-obra, materias etc) e o tempo necessrio para a execução dos mesmos, para que a obra possa ser executada dentro do orçamento estipulado. O cronograma é divido nas seguintes etapas:
1ª Etapa: primeiramente é preciso fazer o levantamento de todos os gastos que serão feitos para a obra, a partir do projeto arquitetônico é levantado todos os materias que serão utilizados na obra, desde os materias da obra (tijolos, argamassa etc) como os materias que serão utilizados caso necessário (pincéis, betoneira etc) juntamente com a mão de obra.
2ª Etapa: a partir do custo do total da obra é necessário fazer a divisão do trabalho e gastos a dependo da necessidade e do investimentos dos construtores da obra, dessa forma o controle da obra fica mais vísivel, permitindo ao administrador saber quando e em o que o orçamento estará sendo dirigido.
3ª etapada: diminuindo os riscos de um possível imprevisto, o cronograma deve ser utilizado durante a obra, e muitas vezes, como por exemplo em obras públicas o cronograma é utilizado para conseguir o financiamento da obra, mostrando que a obra está seguindo o cronograma e está dentro do investimento previsto. Essa é uma parte de suma importância para obra pois é aonde o engenheiro tenta