Reuni O Mensal III
Departamento Comercial
06/08/2014
O MAIOR MEDO DO VENDEDOR
A profissão de vendedor é comumente vista como alguém que fala demais, é interesseiro, excessivamente confiante e meio vaselina.
Mas será que isso mesmo é verdade??
Na verdade, se você parar para analisar os vendedores de maior sucesso, verá que eles não se encaixam nesse tipo de estereótipo.
Armados com os sistemas mais modernos que existem para analisar vendas, estes especialistas
Descobriram que, como grupo, os vendedores não tem nenhuma característica fundamental que os distinga do resto da população. Isso vem provar que a velha teoria de que os vendedores “nascem” vendedores é muito mais mito do que realidade. Por detrás da imagem construída durante todos estes anos, muitos vendedores continuam lutando com o medo de enfrentar seus prospects. Esse medo tende a persistir, independentemente do que estejam vendendo, de como tenham sido treinados ou no quanto acreditam no produto ou serviço que estejam vendendo.
Quando
isto ocorre, esse medo de promover a empresa em que trabalha ou os produtos e serviços que representa é chamado de MEDO DE VENDER. Em vendas diretas, os resultados estão criticamente vinculados ao número de contatos iniciados com clientes potenciais. Como regra geral, podemos dizer que você precisa fazer 25 contatos, para conseguir 12 respostas, que se transformam em 05 propostas, das quais
03 são aprovadas e terminam em vendas fechadas. Se você é como a maioria dos bons vendedores, deve conhecer esses números para o seu ramo, e seu aproveitamento também. Mas legiões de vendedores, a princípio totalmente capazes, falham todos os anos em atingir seus objetivos, porque não conseguem (ou não querem) transformar o que sabem sobre prospecção em comportamentos adequados para otimizar isso.
A maioria dos vendedores (80%) falham no seu primeiro ano na profissão, justamente por falta de prospecção. Mesmo os veteranos (40%) enfretarão, em algum momento de suas