Reumatologia
Intitulado também por artrose, osteoartrite, gonartrose (quando acomete o joelho), coxartrose (quadril), rizartrose (mãos), uncoartrose (coluna cervical).
A Osteoartrose é uma das doenças reumáticas mais importantes clinicamente, sendo a primeira em frequência nos consultórios, pelo fato de gerar incapacidade funcional considerável. É pouco observada antes dos 40 anos e a partir dos 60 anos os casos são frequentes e aos 75 anos aumentam em 85% dos casos. A doença acomete tanto homens como mulheres e o peso é fator agravante, podendo ser classificada como:
Artrose primária
É de causa desconhecida, e fatores genéticos podem estar envolvidos, como herança poligênica, autossômica dominante, porém ainda sem provas consistentes de associações. As mutações no COL2A1 são reconhecidas em algumas formas familiais da doença. A osteoartrose de mãos, joelhos e quadris parece ter componente genético em aproximadamente 60% dos casos. Doenças hereditárias que apresentam defeito do colágeno (condrodisplasias) levam ao aparecimento precoce da doença, e principalmente em mulheres na fase da menopausa.
Artrose secundária
É desencadeada por trauma, fraturas, doenças inflamatórias, doenças hematológica, entre outras. A principal causa ainda são fatores mecânicos, com micro traumas constantes, desgastam a cartilagem articular, entrando num processo degenerativo e desestabilizando a articulação.
Características Clínicas Dor articular de intensidade e duração variável pode aparecer até mesmo em repouso.
Rigidez articular por restrição do movimento é de curta duração, não