REUBLICA
Leonor Gularte Soler1
* Adimanto julga que Sócrates esta desencorajado e desviando do assunto que interessa a ele e Polemarco: Relação das mulheres e filhos, casamento e procriação. Assunto este que ele julga polêmico e de menor importância.
*Ao falar sobre as mulheres ele as compara com os cães de guarda igualando-os em todos os aspectos, a não ser que o macho é forte e a fêmea é débil, eles podem ser utilizados para os mesmos serviços.
*A mulher deve ter a mesma educação que o homem, a música, a ginástica ( as mulheres treinam nuas) e a guerra.
*A mulher compete dar à a luz e ao homem, procriar, isto é, no exercício de profissões, deve-se levar em conta os dotes naturais, no caso de tecelagem e culinária para as mulheres.
*A aptidão natural, tanto do homem quanto da mulher, para guardar a cidade exceto que ele é mais forte.
*As mulheres dos guardiões se revestem de virtude em vez de roupas, fazem parte da guerra e da guarda da cidade, sendo que seus serviços serão os mais leves, por ser mais débil.
*As mulheres nuas ao fazerem ginástica estão alcançando a perfeição e os homens que se riem estão colhendo imaturo o fruto da sabedoria.
*Quanto ao casamento, elas são comuns a todos os homens e não habitam e particular com nenhum.
*Os filhos também são comuns, nem os pais saberão que são seus filhos e nem os filhos seus pais. Os filhos são filhos da Pólis.
*Sendo as habitações, as refeições e estando todos juntos nos ginásios haverá assim uma necessidade natural de unirem-se, então surge a ideia de unir mulheres e homens superiores, assim como mulheres e homens inferiores para que se crie a descendência.
¹Acadêmica do 2º semestre, Disciplina:SHFA – A República de Platão, Professor: Pedro Leite, Curso: Licenciatura em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas - RS – Brasil.
*Os casamentos são incentivados pelo Estado promovendo festas juntando noivos e noivas. Os