Retrospecto da Evolução Econômica
DIÊGO SANDRO TEÓFILO DE SOUZA LIMA
ECONOMIA I: Retrospecto da Evolução Econômica.
GOIANA-PE
2014
ADRIANA LUIZA DO NASCIMENTO
DIÊGO SANDRO TEÓFILO DE SOUZA LIMA
ECONOMIA I: Evolução da Teoria Econômica.
Pesquisa Bibliográfica apresentada como requisito parcial de aprovação á disciplina de Economia I. Área de conhecimento: Ciências Humanas. Orientadora: Professora Regina Coely.
GOIANA – PE
2014
SUMÁRIO
1. EVOLUÇÃO DA TEORIA ECONÔMICA 04
2. OS SISTEMAS ECONOMICOS DOS SÉCULOS V – XVIII D.C...............................05
2.1 Feudalismo 05
2.2 Mercantilismo 05
2.3 Fisiocracia 05
3. OS GRANDES PENSADORES DA ECONOMIA E SUAS TEORIAS......................06
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS.....................................................................................................................11
EVOLUÇÃO DA TEORIA ECONÔMICA
No decorrer dos últimos 500 anos a Economia se desenvolveu como ciência, coincidindo com o desenvolvimento das práticas comercias e com a criação de estados-nações. O pensamento econômico começou a ser moldado na Antiguidade, inicialmente, de forma filosófica, por exemplo, a palavra economia remonta à Grécia antiga, onde oeconomicus significava “gerenciamento das questões domésticas”. Neste contexto, os pensadores gregos Aristóteles e Platão fizeram algumas contribuições importantes para o pensamento econômico.
Aristóteles (384-322 a.C) distinguia o pensamento econômico e as atividades econômicas em “artes naturais e não naturais de aquisição”. Definindo as Aquisições Naturais, como agricultura, pesca e caça, pois tais atividades produziam bens para as necessidades básicas da vida. E as Aquisições Não Naturais que envolvem adquirir bens além da necessidade, situação que Aristóteles desaprovara, pois, correlacionar esse conceito da Antiguidade com os dias atuais seria compará-los a uma espécie de consumo desenfreado.
Já Platão (427-347 a.C), preconiza, em