Retrospectiva 1° Periodo
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas. As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância.
Classificando os seres vivos
Podem-se classificar os seres vivos a partir de cada espécie, que é agrupada em um gênero, que são reunidos com suas características em comum formando uma família. Essas últimas são agrupadas em uma ordem, que reunidas formam uma classe. Dessa classe surgem os filos e, finalmente, estes compõem algum dos cinco reinos.
Quanto à sua classificação, os seres vivos podem ser divididos em cinco reinos:
1. Reino Animal Metazoa: Seus seres têm organismos pluricelulares e heterótrofos (incapazes de produzir sua própria energia) em sua composição. Nesse reino encontram-se os animais vertebrados, invertebrados, aves e mamíferos, além do homem.
2. Reino Planta ou Metaphyta: Os seres desse reino são pluricelulares que têm células revestidas por uma membrana de celulose e são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Nesse reino fazem parte: os vegetais inferiores (algas vermelhas, verdes ou marrons), vegetais intermediários (samambaia) e os vegetais superiores (demais plantas).
3. Reino Monera: É composto por organismos unicelulares (que têm apenas uma única célula) e procariontes (células que não têm o seu núcleo organizado). Fazem parte desse reio: as bactérias e algas azuis.
4. Reino Fungi: Seres eucariontes (de núcleo organizado e individual) que podem ser unicelulares ou pluricelulares fazem parte desse