RETROFIT DO EDIFÍCIO SUL-AMÉRICA
(Rio de Janeiro)
Localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, o Edifício Galeria antigo Galeria
Sul-américa foi construído na década de 30 no centro econômico da cidade para abrigar a sede da seguradora de mesmo nome, inaugurado em 1949, foi projetado pelos arquitetos Joseph Giree por Roberto R. Prentice, responsáveis por outros importantes edifícios no Rio de Janeiro. Gire é autor dos projetos do Copacabana
Palace, do Hotel Glória e do Palácio das Laranjeiras. Prentice assina o projeto da
Central do Brasil.
Adquirido em 2009 pela investidora Tyshman Speyer, visando à adequação do prédio ao contexto atual, preservando seu valor material, estético e histórico reposicionando no mercado imobiliário do Rio um empreendimento de alto padrão com um investimento de 150 milhões de reais.
O retrofit aconteceu da seguinte forma, por se tratar de um prédio de importância histórica a ampliação foi aprovada mas com algumas condições entre elas, não alterar o estilo da fachada do prédio, os andares adicionais teriam que manter o estilo arquitetônico dos anteriores, não alterar a estrutura do prédio, assim os andares construídos sobem em camadas, estilo bolo de noiva.
Com o diferencial de possuir grandes lajes, hoje o Edifício Galeria comporta uma empresa completa em apenas um andar, qualidade essa que tem atraído grandes multinacionais para se instalarem no prédio, voltando assim ao passado mesmo com a completa modernização, onde era endereço de grandes negócios, podemos citar que a rua onde está localizado foi o local escolhido para os primeiros investimentos do
Barão de Mauá no Rio de Janeiro.
Concluo que o retrofit da Galeria Sul-américa consegui unir o que há de mais moderno, sem perder a elegância do passado.