Retratos da educação brasileira
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ANA BEATRIZ REIS REZENDE
PROJETO DE PESQUISA
Retratos da educação brasileira
Prof. Paulo Sérgio da Silva
UBERLÂNDIA
20 de Junho de 2012
Introdução
O Sistema Educacional no Brasil passa por um momento de questionamentos e críticas em que a sociedade se torna consciente de sua real e necessária transformação.
Transformação esta, em todos os âmbitos da educação, seja em sua estrutura física, pedagógica, curricular e humana.
A valorização do docente como um profissional essencial para o crescimento da comunidade, sua capacitação e preparo, precisam ser vistos com maior seriedade por parte das autoridades governamentais.
Garantir um ensino de qualidade, formando um cidadão capacitado para enfrentar um futuro com maior dignidade, é dever de todos.
Desenvolvimento
O ensino superior no Brasil mantém-se como tendência fechado em si mesmo, burocratizado e conservador e, ainda, afastado (alienado) da realidade.
A sociedade brasileira necessita de um ensino de qualidade, ou seja, um ensino adequado às suas necessidades sociais, políticas e econômicas, que considere os interesses e motivações de todos os alunos e garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
O descaso das elites brasileiras com a educação das massas é a face mais perversa da injustiça social. A evolução do ensino superior brasileiro é um capítulo revelador da história desse descaso. Grande parte das universidades data da década de 1930. Organizado para atender a uma minúscula elite econômica e cultural, o ensino superior brasileiro manteve-se distanciado das profundas transformações sociais e demográficas pelas quais passava a sociedade.
Somente a partir do final dos anos 50, parcelas maiores da população passaram a ter acesso ao ensino superior. No entanto, somente em