Retocolite ulcerativa
Na avaliação nutricional de pacientes portadores de Colite Ulcerativa é importante verificar a ocorrência de perda de peso (que pode estar mascarada pelo uso de corticóides, que levam à retenção hídrica), hipoalbuminemia, anemia, falta de vitaminas e minerais (ferro, ácido fólico, vitamina B 12, cálcio) e deficiência no crescimento em crianças.
O tratamento deverá ser divido em fase aguda e de recuperação sendo o acompanhamento nutricional indispensável. A dieta deverá assim corrigir o desequilíbrio hidroeletrolítico, corrigir anemia através proteína, ferro e vitamina C, evitar irritação do intestino reduzindo o teor de fibras e corrigir as deficiências de micronutrientes causadas pela interação droga-nutriente.
Algumas recomendações são:
Preferir:
Fracionamento das refeições; alimentos fonte de fibras solúveis como arroz, cenoura cozida, banana-prata; carnes brancas como frango sem pele.
Evitar: Doces concentrados, chocolate; alimentos refinados como pão branco; Cascas de frutas, farelo de trigo, aveia em flocos (para auxiliar no controle da diarréia);
Café, chá-mate/preto, refrigerantes, cerveja;
Alho-poró, pimenta, curry (irritantes intestinais);
Repolho, brócolis, pimentão, batata-doce, couve-flor, ovo (alimentos flatulentos);
Manteiga, leite de vaca, creme de leite;
Alimentos gordurosos.
Conte sempre com um profissional nutricionista mais próximo de você, ele poderá auxiliá-lo através de uma alimentação adequada na minimização de sintomas e a evitar a ocorrência de crises (recidiva da doença), possibilitando assim se ter uma vida normal e