Retificadores de Corrente
As correntes elétricas distribuídas pelas grandes companhias elétricas, em quase todas as cidades do mundo, e que chegam às residências são correntes alternadas. Dessa forma o campo elétrico estabelecido no fio condutor muda periodicamente de sentido, consequentemente as cargas elétricas no fio condutor oscilarão entre um sentido e outro. Entretanto a corrente elétrica assim como o campo elétrico muda periodicamente de sentido, processo que justifica o nome de “corrente alternada”.
Alguns produtos eletrônicos são formados por circuitos alimentados por corrente continua, no entanto torna-se necessário a conversão da corrente alternada em corrente continua. Processo realizado através de dispositivos retificadores.
Referencial teorico
Desenvolvimento
Com a finalidade de alimentar aparelhos eletrônicos, utiliza se os retificadores monofásicos, dessa forma convertendo a corrente alternada, fornecida pelas companhias elétricas, em corrente continua. Classificados como “Retificador de meia onda”, “Retificador de onda completa convencional” e “Retificador em ponte”.
No retificador de meia onda, representado na figura 1 um diodo tem a característica de conduzir corrente somente num sentido e devido a esta característica unidirecional, o mesmo é utilizado para retificar. O diodo ideal com polarização direta comporta como uma chave fechada e com polarização reversa comporta como uma chave aberta. O diodo tem resistência direta muito baixa e resistência reversa muito alta. Figura 1: Circuito com diodo permitindo a passagem da corrente em um só sentido. Os semiciclos positivos passam para a saída e os semiciclos negativos ficam no diodo. A freqüência de ondulação na saída é igual à freqüência de entrada. O retificador de meia onda tem baixa eficiência.
O retificador de onda completa convencional representado na figura 2 . Possui uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador, VA e VB. As tensões VA e VB são medidas em