Retificador De Meia Onda 2
ENGENHARIA ELÉTRICA
RETIFICADORES DE MEIA ONDA
ALUNOS: CAMILA CAMPANHOLI CECCATO RA: 12344.14 DIEGO A. MARTINS CORSINE RA: 12011.14 GUSTAVO DOMINGUES NERY RA: 12055.14
TURMA: 2 ANO – NOTURNO
PROFESSOR: DOUGLAS ALVES
DISCIPLINA: ELETRÔNICA ANALÓGICA
22/04/2015
INTRODUÇÃO
Uma tensão alternada (CA – corrente alternada) é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente:
Figura 01 - Uma forma de tensão CA, o eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro; as variações verticais na onda de tensão mostram as variações do módulo; as tensões acima do eixo horizontal têm polaridade positiva já às tensões abaixo do eixo horizontal têm polaridade negativa.
Uma tensão CA pode ser produzida por um gerador, chamado de alternador. A espira condutora gira através do campo magnético e intercepta linhas de força para gerar uma tensão CA induzida através dos seus terminais. Uma rotação completa da espira é chamada de ciclo.
Valores característicos de tensão e corrente: uma onda sinusoidal possui vários valores instantâneos ao longo de um ciclo. É conveniente especificar os módulos para efeitos de comparação de uma onda com outra. Valor de pico, Valor médio, Valor quadrático médio ou RMS ou valor eficaz. Estes valores aplicam-se tanto à corrente como à tensão.
Figura 02 - Valores de amplitude para uma onda sinusoidal CA. Valor de pico: é o valor máximo VM. É aplicado tanto ao pico negativo como ao positivo. O valor de pico-a-pico também pode ser especificado e corresponde ao dobro do valor de pico quando os picos positivos e negativos são simétricos.
Valor médio: é o cociente entre a área e o tempo, sendo considerada a área contida entre a forma de onda correspondente e o eixo do tempo, num intervalo de tempo igual a um período. Áreas acima do eixo do tempo são positivas e abaixo são negativas. As áreas devem ser somadas