retifica e rebolos
RETIFICA PLANA E REBOLOS
1 INTRODUÇÃO
Retificadoras; são maquinas operatrizes derivadas dos torno mecânicos. São altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresa mento, para um melhor acabamento da superfície. O sobremetal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm. Retífica é por definição um processo de corte por abrasão, na qual as partículas abrasivas atuam como uma ferramenta de corte.
Em 1875 o engenheiro Joseph Brown um dos fundadores da empresa Brown e
Sharpe, desenvolveu o primeiro modelo de retifica destinado à venda.
1,2 Retificadoras planam; Esse tipo de retificadora usina peças com superfícies planas, podendo usinar superfícies com inclinações. A peça é fixada em uma placa magnética, que realiza movimentos retilíneos tanto na longitudinal, quanto na transversal. O número de deslocamentos na transversal depende muito da largura do rebolo, podendo ser seu eixo na horizontal ou na vertical em relação à placa magnética. 2 FUNCIONAMENTOS DA RETIFICA
Funciona da seguinte maneira; o deslizamento da peça contra o grão abrasivo. Não há remoção de material, à medida que a operação de retífica progride, ocorre um gradual desgaste da aresta cortante dos grãos, havendo forte perda de eficiência de corte, até que a dificuldade em penetrar o material a ser retificado se torna tão elevada, que cessa a remoção de material. Nesse ponto, não há mais retífica e sim, apenas geração de calor, queimando o material. Para o correto funcionamento do rebolo, as tensões entre o ligante devem estar equilibradas de tal forma a, quando.
2
Os grãos abrasivos atingirem um desgaste além do admissível, eles sejam arrancados
dando