retifica de peças cilindricas
BAURU
2014
1. Introdução
Para realizar o torneamento e a acabamento da peça, foi necessário a utilização da serra de fita, torno, rugosimetro e paquímetro, e para a apresentação desse estudo foram necessárias pesquisas desses processos para ser concluído.
Serra de fita é o processo onde por meio de uma serra a peça é cortada, essa peça é presa no suporte da maquina onde começa a ser serrada e para evitar o superaquecimento do material ele é refrigerado com liquido.
O torneamento é um processo por abrasão onde basicamente há a remoção de cavaco, com a finalidade de dar forma a peça. O material cortado vai para o torno onde é realizado o desbaste e fixada na arvore a peça gira em torno do eixo principal de rotação da maquina e a ferramenta de desbaste se desloca em direção a peça, este processo tem a principal preocupação de realizar uma elevada taxa de remoção de material. Após o desbaste desse material, a peça passa pelo acabamento e o sobremetal deixado pela operação de desbaste é removido, sendo nesse processo prioritária a qualidade final do componente.
Figura 1 – Torno mecânico.
Fonte: site – MMBorges
A rotação da arvore é o que determina se o processe que está sendo realizado é o desbaste ou acabamento. Para conseguir saber essa rotação, calculamos pela equação abaixo.
(1)
Basicamente o rugosimetro serve para a medição do acabamento final da, por meio de uma haste com uma agulha na ponta, fica realizando os movimentos de vai e vem, essa agulha extremamente sensível mede o nível de saliências da peça acabada.
2. Objetivo
Realizar a produção de peças através de processos de usinagens, utilizando torno, serra de fita e rugosimetro. Analisando seus dimensionais, velocidade de corte, avanço e acabamento obtido por cada