Retenção de talentos
Bárbara Alcântara de Souza Soares, Débora Ferreira de Souza Corrêa e Suelem de Souza Batista.
RESUMO
O presente estudo visa identificar como a empresa FMC Technologies faz para reter seus talentos e até que ponto esta medida gera um diferencial competitivo para a organização. Procurou-se conhecer os benefícios, o plano de carreira e como a organização motiva seus colaboradores para que os mesmos permaneçam na empresa. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a FMC Technologies procura reter seus talentos com diversas ferramentas, entre elas estão: remuneração e benefícios compatíveis com o mercado e uma Universidade Corporativa, sendo utilizados como estímulo de desenvolvimento pessoal e de retenção dos talentos. Os resultados apontaram também que o talento dos colaboradores da FMC Technologies é o diferencial que faz com que esta empresa seja uma das mais admiradas no seu segmento no mundo, reforçando assim a importância de prover investimentos para o capital humano da organização.
Palavras - chaves: Retenção de Talentos; Diferencial Competitivo, Benefícios; Motivação.
1 INTRODUÇÃO
Diante da grande concorrência existente no mercado, as organizações que buscam diferencial competitivo estão cada vez mais em busca dos profissionais talentosos, aqueles que podem fazer a diferença. Contudo, além da necessidade de identificar estes talentos, as empresas precisam retê-los, para isso algumas organizações desenvolvem programas de retenção que visam à fidelização de seus profissionais.
A retenção de talentos é uma questão de visão de mercado. Trata-se de valorização e reconhecimento dos profissionais, visto que são essas pessoas que geram um diferencial competitivo para as empresas e até mesmo para a sua vida profissional que ao enfrentar novos desafios, acumulam mais experiências, aprimorando cada vez mais o seu currículo.
O desenvolvimento de