RETENÇÃO DE PESSOAS DE VALOR NAS ORGANIZAÇÕES
ORGANIZAÇÕES
Luís Fernando Costa Compiani
RESUMO
Este trabalho de pesquisa pretende demonstrar um problema comum a muitas empresas, o da perda de mão de obra qualificada. Muitos são os motivos e consequências, entendese que todos estejam relacionados à forma de administração e liderança dentro da organização, ou seja, uma identidade que a empresa ostenta e que é vista e sentida por quem trabalha nela. Por outro lado, com a propagação do pensamento de sustentabilidade empresarial, as organizações sofrem constantemente pressões na sua forma de explorar e gerar escala de produção competitiva que se transformem em produtos ou serviços, onde a sociedade organizada, de maneira em geral, percebeu após décadas de exploração de recursos os efeitos nefastos ao ambiente em que ela está.
Exigindo hoje das organizações reparação e melhor adequação e utilização dos recursos, para estas exigências se faz necessário o desenvolvimento de novas tecnologias e para tanto é preciso um corpo de funcionários capaz. Para isto a administração de recursos humanos precisa ser também capaz de entender este cenário e preencher lacunas identificando talentos, além de mantê-los. A retenção destes talentos em uma organização é algo que hoje vem sendo amplamente discutido e pesquisado na administração. Palavras chave: administração RH, gestão de pessoas, motivação.
1. Conceitos gerais de administração
Segundo Maximiano (2004), “Administração” é definida como sendo um processo de tomar e colocar em prática decisões seja de nível estratégico, tático, ou até mesmo operacional, sobre objetivos e utilização de recursos, entenda-se por recursos algo precioso à empresa, como: informações, conhecimento, dinheiro, instalações, tempo, pessoas, entre outros. Fayol destaca que a “Administração” é importante em qualquer escala de utilização dos recursos, definindo uma relação entre o aumento da quantidade de recursos e a complexidade do processo