Retençao de talentos
A origem da palavra talento, de acordo com GRETZ (1997:14) “(...) veio atravessando os tempos, passando pelo grego (tálantos) e pelo latim (talentum) e deixou de significar dinheiro para ser aptidão natural ou habilidade adquirida, inteligência excepcional”.
Normalmente o talento está associado a algo valioso, usado para denominar pessoas que se destacam por alguma habilidade marcante.
Não basta contratar colaboradores exemplares, é necessário conservar sua permanência dentro das organizações
Nesse novo contexto, a necessidade da empresa se adaptar às novas práticas se tornou fundamental. A gestão de pessoas nas empresas necessita atuar não somente na necessidade de atrair e reter talentos, mas também para atingir seus resultados através das pessoas
(PONTES, 2001:24).
Remuneração
Seguramente, um dos fatores mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Sistema de Remuneração, estavel e voltado para a dinâmica, que seja eficiência e estratégica para os negócios da Organização.
Por isso atrair e manter talentos não é algo muito simples. Quantos talentos são deixados fora de processos seletivos? Quantos talentos não são mais aproveitados nas organizações e são perdidas para empresas concorrentes? Atrair talentos é trazer para as empresas pessoas com sua historias de vida, visões e competências para gerar os resultados das organizações. Manter talentos éfazer com que as pessoas permaneçam na empresa, com suas historias de vida, visões, competências, continuando a gerar resultados desejados (PONTES,2001,p,18)
.
Essa nova realidade faz com que a gestão de recursos humanos busque novas formas de atrair, manter e reter o seu capital humano, tudo isso com o objetivo de expandir os negócios da empresa (PASSOS, 2002).
Contudo, para que haja de fato uma efetiva mudança na organização é fundamental uma nova postura do gestor pois, na gestão estratégica,