Retar rio de pontes
1
INTRODUÇÃO...................................................................................................
4
2
DESENVOLVIMENTO......................................................................................
5
2.1
Ponte Marechal Hermes da Fonseca..................................................................
5
2.1.2
Ponte Engenheiro Antônio Pimenta...................................................................
7
3
CONCLUSÃO......................................................................................................
9
1. INTRODUÇÃO
Pontes são construções que têm a finalidade de transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via. As pontes podem ser classificadas como pontes ferroviárias, pontes rodoviárias e passarelas para pedestres.
Na cidade de Pirapora há duas pontes: uma ferroviária, construída originalmente para a passagem de trens, que liga as cidades de Pirapora à Buritizeiro e que hoje é utilizada somente para a passagem de pedestres e ciclistas. Há ainda a ponte rodoviária que está dá acesso à cidade, transpondo o Rio São Francisco.
Com esta visita técnica realizada pela turma do 8º período de Engenharia Civil das Faculdades Integrada do Norte de Minas, as expectativas foram: conhecer o histórico das pontes, verificar a classificação das pontes quanto à finalidade; reconhecer os elementos estruturais (infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura); assim como as tecnologias empregadas na execução e os materiais que são constituídas.
2. DESENVOLVIMENTO
No dia 11 de abril de 2015, a turma de Engenharia Civil da Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE realizou visita técnica em duas pontes na cidade de Pirapora – MG. Foram visitadas a Ponte Marechal Hermes da Fonseca, conhecida também como a “ponte velha” e a Ponte Engenheiro Antônio Pimenta, conhecida como a “ponte nova”.
2.1 Ponte Marechal Hermes da Fonseca
A Ponte Marechal Hermes da Fonseca foi