Resíduos
QUÍMICA BACHARELADO |
GESTÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS
RESÍDUOS ELETRÔNICOS
DISCENTE: Wiliam F. Santos
Presidente Prudente – SP
2013
INTRODUÇÃO
Por definição, resíduos é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências. Como resíduos encontramos o lixo, produzido de diversas formas, e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente tóxico ou prejudicial ao meio ambiente. Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com a sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc.) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivada especialmente de materiais como o plástico, o vidro, metais, etc. Resíduos sólidos, como o nome diz, são materiais não aproveitados que se encontra no estado sólido. Dentro dessa categoria encontra-se:
- Resíduos do dia-a-dia de residências, escritórios e indústrias: papel, papelão, embalagens de diversos tipos, vidro, etc. Esse tipo de lixo, em sua maioria, é reciclável, especialmente se feita a coleta seletiva, que separa papel, plástico, vidro e metal.
- Resíduos públicos: são resíduos provenientes das atividades de varrição de ruas e praças e de outras formas de limpeza pública. Nessa categoria enquadra-se também o entulho.
- Resíduos especiais: são todos os resíduos que necessitam de tratamento especial; não podem e não devem ser tratados como lixo normal, pois possuem uma grande capacidade de dano ao ambiente e/ou à população. Nessa categoria encontram-se pilhas, lixo hospitalar, remédios velhos, resíduos radioativos e alguns tipos de resíduos provenientes de indústrias, especialmente metais pesados.
Resíduos líquidos são aqueles