Resíduos urbanos
• Resultam da atividade doméstica e comercial das •
•
povoações. A sua composição varia conforme a população , sua situação socioeconômica e hábitos de vida de cada um. Quanto à natureza física são classificados em: Secos: materiais potencialmente recicláveis. Molhados: parte orgânica, tais como restos de comida, sobras de poda, ou seja, podem ser usados em compostagem.
Os resíduos sólidos são divididos em categorias:
Domiciliar – provenientes das residências, contém
restos de alimentos, produtos deteriorados, embalagens em geral, papéis, jornais etc.; Comercial - originados em estabelecimentos comerciais de serviços, tais como supermercados, bancos, lojas, restaurantes etc.; Público – são aqueles originados nos serviços de limpeza urbana pública; Serviço de saúde – resíduos de hospitais, clínicas médicas ou odontológicas, laboratórios, farmácias etc., pode conter materiais contaminados;
Industriais – oriundos de processos industriais, tipo de
lixo varia de acordo com o ramo da atividade industrial; •Agrícola – resulta das atividades da agricultura e da pecuária, tais como embalagens de agrotóxicos, rações, adubos, restos de colheita, dejetos da criação de animais, etc.; Entulho – resto da construção civil, reformas, demolições, etc.
Como todos nós sabemos, o lixo não desaparece depois que o jogamos na lixeira. O lixo pode ser coletado de duas maneiras:
Coleta indiferenciada – não ocorre nenhum tipo de
seleção, todo o material recolhido é rotulado como lixo comum. Coleta seletiva - acontece o recolhimento dos materiais que previamente são separados (em nossa casa), e encaminhados para a reciclagem, e a parte orgânica é usada em compostagem ou depositada em depósitos de lixo.
O que é matéria orgânica?
Cascas de frutas e verduras, folhas, galhos, restos de
comida em geral. É formada por extensas cadeias de carbono à qual “se penduram” a outros átomos, os microrganismos