Resíduos Sólidos
Logística Reversa: Estudo de Caso na Organização MCDONALD’S
AUTORES: vários da Universidade Camilo Castelo Branco e da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste de São Paulo.
Segundo D’ Avignon (2002), o óleo de cozinha é altamente poluente, se descartado de forma irracional ocasiona o entupimento dos ralos das pias, causando também transtornos na rede de saneamento e a poluição dos rios.
A Empresa Martin- Brower é a principal fornecedora de suprimentos para a rede de fast-food MCDONALD’S e, também a responsável pela coleta de óleo de cozinha dos restaurantes. A transformação do óleo de cozinha e feita pela SPBIO.
O projeto Biodiesel fora lançado no dia 08 de junho de 2010 pela Martin-Brower, o MCDONALD’S e com a parceria de mais nove empresas.
O principal objetivo do Projeto é coletar, filtrar e transformar os três milhões de litros de óleo utilizados nas fritadeiras em biodiesel. Antes desta data, todo o óleo utilizado nas fritadeiras era encaminhado à fabricação de sabão.
Inicialmente, o projeto foi implantado em 20 restaurantes da cidade de São Paulo. A meta é chegar nos 580 restaurantes espalhados pelo país.
A coleta do óleo das fritadeiras é feito por bombonas com capacidade de armazenar 20 litros e que são ligadas nas próprias fritadeiras. Após esta coleta, o óleo é encaminhado para a Martin-Brower, onde lá é filtrado e, em seguida, encaminhado para a SPBIO.
Na usina SPBIO, são gerados dois tipos de biodiesel: o B20, na qual consta em sua composição 20% de biodiesel e 80% de diesel. O outro tipo é o B100, neste é utilizado 100% de biodiesel.
Gerado o biodiesel na usina, aquele volta para a Martin-Brower, onde será feito o abastecimento com o combustível para as frotas dos caminhões distribuírem os suprimentos para os restaurantes.
Em minha opinião, este Estudo de Caso é muito importante para mostrar as